O que esperar de um processo terapêutico?

Não é por acaso que uso o termo "processo terapêutico". A terapia não é uma atividade mágica, que resolverá seus problemas em poucos dias. 

As primeiras sessões servem para que eu possa te conhecer melhor, você me conheça e comece a desenvolver confiança no meu trabalho. Porém, mais do que tudo, servem para você começar a abrir novas portas e janelas no seu processo de autoconhecimento. Você vai começar a prestar atenção ao seu modo de funcionamento, para que no futuro possa escolher o que deseja mudar e o que deseja manter nesse funcionamento. 

Com o tempo, você vai conseguindo identificar o que está acontecendo de maneira disfuncional e encontrar novas maneiras de pensar, sentir e se comportar.

O que esperar:

* Um momento para olhar para você com muita atenção e começar a perceber como funciona;

* Respeito ao seu ritmo de mudança, sem impor nada, mas te acompanhando no seu processo;

* Aumento da sua consciência sobre seus modos de pensar, sentir e agir e, consequentemente, uma forma de lidar melhor com seus problemas;

*Espaço de acolhimento aos seus traumas pessoais, questões delicadas sobre as quais nunca se sentiu à vontade para falar com ninguém, empoderamento e autoafirmação, validação dos seus medos e angústias sem julgamentos.

* Atividades e reflexões que vão te ajudar a se entender melhor e, consequentemente, começar a mudar sua forma de agir disfuncional.

* Pontualidade e disponibilidade.

* Qualificação e aperfeiçoamento profissional constantes para a melhor compreensão dos seus problemas.

* Encaminhamento a outros profissionais, caso seja avaliado que você necessita de acompanhamento em outras áreas. 

O que não esperar:

* Resultados milagrosos;

* Conselhos e dicas sobre como tomar suas decisões;

* Prescrições medicamentosas (o psicólogo não pode prescrever remédios);